Assim como nós praticamos exercícios físicos, nos alimentamos corretamente e vamos ao médico para saber como está a nossa saúde, o mesmo deve ser feito com um empreendimento. É preciso fazer um check-up e ver como está a saúde financeira da sua empresa.
A gente sabe que verificar como anda a saúde financeira da empresa deve ser uma atividade de rotina. Mas, nem todas as empresas fazem esse check-up e, quando fazem, pode ser tarde demais para pensar em recuperação.
Neste artigo, você vai ver 5 dicas para manter a saúde financeira da empresa em dia para que o seu negócio fique preparado.
O que é saúde financeira da empresa?
Antes de tudo, é preciso entender o que é de fato a saúde financeira de uma empresa. É possível explicar o que é isso comparando uma empresa com o corpo humano.
Sabemos que, para ser saudável, um ser humano precisa estar com todos os órgãos funcionando corretamente. Em uma empresa, da mesma forma.
Para funcionar, os órgãos precisam de sangue. No mundo dos negócios, as finanças representam o sangue. Sem isso, setores da empresa começam a falhar e depois de um certo tempo não teria mais condições de se manter vivo.
Feito essa comparação, podemos dizer que uma empresa com boa saúde financeira é aquela que tem dinheiro para manter as contas pagas, estoque abastecido, funcionários pagos e etc.
Pois bem, vamos às dicas de como manter a saúde financeira da empresa em dia:
1. Tenha um financeiro organizado
Essa, com certeza, é a principal dica. Organizar as finanças é o primeiro passo para manter o organismo empresarial funcionando.
Levante todos os custos, coloque na planilha os gastos com salários, máquinas, energia elétrica, telefone, impostos e etc.
Quando você sabe o quanto a sua empresa precisa para se manter de pé, fica mais fácil para tomar decisões em momento de crise ou onde é possível reduzir custos.
Ter o controle do dinheiro que entra e do que sai é muito importante e permite identificar os pontos fortes e fracos do negócio.
2. Separe o seu CPF do seu CNPJ
Gastos pessoais e gastos para a empresa são coisas totalmente diferentes. O ideal nesse caso é separar os seus gastos dos recursos da empresa.
Feito isso, você terá uma visão econômica do seu negócio e evita que o dinheiro da empresa saia para resolução de problemas pessoas e vice-versa, que o seu dinheiro seja usado em problemas da empresa.
3. Quite suas dívidas o quanto antes
Várias pessoas que entram no mundo do empreendedorismo fazem empréstimos para conseguir colocar a empresa de pé.
Mas, se as dívidas não forem pagas no prazo correto, elas vão gerar juros extremamente altos. Isso vai afetar a lucratividade do negócio e na saúde financeira da empresa.
A dica é: separar um valor mensal destinado exclusivamente para o pagamento dessas contas.
4. Tenha um capital de giro
Ter um capital de giro é muito importante pois ele pode ser usado em diversas situações.
Seja para salvar o negócio de uma crise ou para investir em ações de marketing e publicidade para trazer mais clientes para a empresa, o capital de giro é fundamental para garantir a boa saúde financeira do negócio.
5. Contrate uma boa equipe de contabilidade
Você pode saber tudo sobre administração de finanças. Mas, quando você tem diversas áreas para tomar conta simultaneamente, o papel do contador torna-se fundamental.
A Tax All pode te ajudar a encontrar os caminhos para manter a saúde financeira da empresa em perfeito estado. Temos uma equipe de especialistas nesse assunto com as melhores soluções para você. Entre em contato com a nossa equipe!